Carreira não é sobre mudança, é sobre expansão.
Durante anos, achei que mudar radicalmente o rumo de nossa carreira, era algo arriscado ou até sinal de fracasso. Que cada passo fora do “plano” era uma espécie de erro, como se estivéssemos nos desviando do tal caminho planejado.
Mas hoje, olhando para trás, aprendi que cada movimento é justamente o que nos prepara para o que virá depois (spoiler: o depois é sempre melhor. Pode confiar!)
Já advoquei, fui professor universitário, coordenador de pós-graduação, empreendedor na área de educação, e executivo da indústria de staffing (recrutamento e contratação de profissionais no Brasil e América Latina para empresas estrangeiras).
Hoje lidero uma empresa global no Brasil, a HireRight, escrevi um livro e mentoro profissionais que desejam construir carreiras com flexibilidade, liberdade e excelente remuneração.
É muita coisa diferente? Talvez.
Mas é tudo a mesma carreira.
A ideia de “transição” parte do pressuposto de que existe uma linha reta, e que qualquer mudança é um recomeço.
Só que não é assim que o novo mundo do trabalho funciona. E definitivamente, não é isso que o futuro do trabalho espera de você.
A carreira que você constrói ao longo do tempo é mais parecida com uma série da Netflix, do que uma foto de um diploma na parede. Haverá episódios ruins, outros difíceis de entender, além de muitas conquistas e alegrias.
Ela não é linear, nem muito menos uma corrida com largada e chegada. Lembre-se… Carreira é jornada!
Cada experiência soma. Cada caminho novo pode virar uma ponte.
A gente não precisa apagar o que já viveu para seguir em frente.
O nome disso não é transição.
É expansão de carreira!
É sobre olhar para trás com generosidade e para frente com estratégia e intenção. Entender que cada capítulo da nossa história pode nos levar mais longe do que imaginamos, e que o melhor sempre está por vir. Mas esses movimentos de expansão de carreira podem ser executados com estratégia e protagonismo.
No livro Global Workers: Escolha seu melhor futuro, falo sobre esse tema e muitos outros. Na segunda parte você tem acesso exclusivo ao Método Gworker com um passo a passo claro do que precisa fazer para conquistar sua vaga global.