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Você sabe jogar o jogo do mundo corporativo?

“Você sabe jogar o jogo do mundo corporativo? Ou melhor, o mundo corporativo é um jogo?”

Semana passada, durante uma conversa com um amigo, que após um ano afastado do mercado, me contou que estava na última etapa para contratação em uma empresa que ele desejava há tempos. Como sei que ele aproveitou bem esse ano off, curtiu o filho recém-nascido, e ainda iniciou um projeto pessoal que estava começando a lhe render frutos, perguntei se ele estava animado com a “volta ao mercado”.

Foi quando ele me respondeu: “Estou sim! Aprendi a jogar o jogo do mundo corporativo e gosto do jogo”.

Essa resposta me fez refletir sobre a natureza do mundo corporativo. Seria realmente um jogo? E se sim, quais seriam as regras e como podemos nos tornar bons jogadores? Ao longo da minha carreira, percebi que o mundo corporativo, de fato, possui elementos que se assemelham a um jogo, com regras, estratégias, punições e, claro, vencedores e perdedores.

Em primeiro lugar, entender as regras do jogo é fundamental. Diferente de uma partida de futebol ou de um jogo de xadrez, as regras do mundo corporativo nem sempre são explícitas. E esse talvez, seja um dos maiores desafios a exigir dos jogadores sensibilidade e capacidade de leitura do ambiente. As regras e códigos estão implícitos nas linguagens verbais e não verbais, nos comportamentos esperados e nas culturas organizacionais. Compreender essas regras é o primeiro passo para quem deseja não apenas sobreviver, mas navegar com confiança nesse ambiente.

Um dos principais componentes desse jogo é a habilidade de construir relacionamentos, ou como a linguagem própria deste universo costuma dizer: “fazer networking”. No mundo corporativo, a rede de contatos pode ser tão valiosa quanto suas habilidades técnicas e comportamentais. Manter boas relações com colegas, superiores e subordinados pode abrir portas e criar oportunidades que definirão seu presente na empresa atual e até o seu futuro quando precisar se recolocar.

Costumo dizer aos meus mentorados que depois dos 30 anos de idade, processo seletivo é relacionamento. Para esses, a fase de aplicar para vagas como se estivéssemos participando do programa de trainee da Ambev ou do Itáu ficou para trás.

Outro componente fundamental que vai definir o seu sucesso é saber se comunicar eficazmente. Para quem atua de forma remota, os desafios são ainda maiores. A falta de interação presencial pode levar a mal-entendidos e desinformações, tornando a clareza na comunicação uma habilidade indispensável.

Além disso, a comunicação em inglês adiciona uma camada extra de complexidade. Mesmo para aqueles que possuem um bom domínio do idioma, expressar-se de maneira clara e assertiva em um ambiente profissional pode ser desafiador. É crucial não apenas entender a língua, mas também as nuances culturais e contextuais que podem influenciar a comunicação.

A capacidade de aprender e se reinventar continuamente, ou como o mercado gosta de chamar, o “lifelong learning” é outro diferencial. No mundo corporativo, as regras do jogo podem mudar rapidamente devido à novas tecnologias, tendências de mercado ou mudanças na liderança. Estar sempre atualizado e disposto a adquirir novas habilidades é essencial para se manter competitivo.

A ética e a integridade também não podem ser deixadas de lado. Embora algumas pessoas possam tentar ganhar vantagem através de práticas questionáveis, o verdadeiro sucesso no mundo corporativo vem de uma reputação construída sobre confiança e respeito. Jogar o jogo com integridade garante não apenas sucesso, mas também a satisfação pessoal de ter trilhado um caminho honesto.

Muitos profissionais não sabem, mas a maior parte das empresas internacionais que contratam global workers exige dos candidatos uma verificação completa de antecedentes educacionais, empregatícios, mídia social e tradicional etc. Portanto, a transparência e a verdade são postas à prova antes mesmo de o profissional iniciar.

Então, é isso, vamos para o game! Que tal agendar logo um follow-up, expandir seu network, marcar um call com o C-level, e planejar como você pode se tornar um expert no jogo do business global?

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